Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Hermenêutica e sistematização de direitos

Hermenêutica no Direito Contemporâneo

há 6 anos

A priori, a interpretação corresponde a uma atividade humana e constante, sendo imprescindível à consecução de fins sociais, econômicos, políticos e, principalmente, institucionais, em contemplação ao seu caráter plural.

No cenário da ciência do "Dever-Ser", a elucidação de determinado fato, direito ou situação no seio daquilo que é amparado pelo Direito, por sua vez, harmoniza o significado de um elemento jurídico à percepção humana de que determinado indivíduo pode ou não ser titular de um direito.

Nesse ínterim, o aclaramento do conhecimento, conforme as ilustres lições Fredie implica dizer que:

A hermenêutica é, por via de conseqüência, um processo dinâmico, vivo e cíclico, que alimenta, crescente e constantemente, os próprios métodos de interpretação, procedendo, em última instância, à siste- matização dos processos aplicáveis para determinar, ao final o senti- do verdadeiro e o alcance real das expressões de direito. (FREDIE, 1997, p.119).

Em razão disso, enquanto uma Ciência Social Aplicada, o Direito precisa ser, constantemente, interpretado, exatamente para atender às finalidades individuais e socias que tanto as normas constitucionais quanto às infraconstitucionais precisam estar em consonância.

Afinal, a sociedade é mutável e, por isso, precisa passar por um processo hermenêutico para atingir seu núcleo essencial: a sua função social. No Direito Contemporâneo, o intérprete da lei, o juiz, não deve se ater, somente, ao texto legal, mas, utilizar-se de técnicas que viabilizem essa função, tais como: o meio histórico, social, teleológico e gramatical.

No contexto jurídico, Fredie já expressava bem o tela significado de hermenêutica no Direito Contemporâneo:

É conveniente lembrar que, em essência, quem estuda em profundida- de a doutrina jurídica não é propriamente o legislador, mas sim o jurista, que, por seu turno, conhece com a necessária profundidade o Direito e pode, portanto, interpretar adequadamente as leis, ampara- do no seu conhecimento técnico-jurídico que indiscutivelmente deve ser suficiente para remover todas as dificuldades que se encontrem no caminho da interpretação. (FREDIE, 1997, p.124).

FRIEDE, Reis. Ciência do direito, norma, interpretação e hermenêutica jurídica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil, Consumidor e Eleitoral
  • Publicações26
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações396
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hermeneutica-e-sistematizacao-de-direitos/514172855

Informações relacionadas

Francisca Palacio, Advogado
Artigoshá 7 anos

O artigo 5 da LINDB e a sua aplicação ao caso concreto

Nathalia Stagliano, Advogado
Artigoshá 8 anos

Hermenêutica - Conceitos e Características

ElsonM Araujo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direito de propriedade, função social e invasões

Ergovânia Britto, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Tipos de interpretação

Isabella Rinaldi, Advogado
Artigoshá 4 anos

Cumprimento de sentença de Alimentos X Execução de Alimentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)